OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sábado, 9 de dezembro de 2017

O Iraque declara que a guerra com o Estado Islâmico acabou


A Cidade Velha de Mosul, julho de 2017

Fonte: BBC 

O Iraque anunciou que a guerra contra o chamado Estado Islâmico (IS) acabou.
O primeiro-ministro Haider al-Abadi disse em uma conferência em Bagdá que as tropas iraquianas estavam agora no controle total da fronteira iraquiana-iraquiana.
A zona fronteiriça continha as últimas áreas, realizada após a perda da cidade de Rawa em novembro.
O departamento estadual dos EUA saudou o fim da "vil ocupação" do IS no Iraque e disse que a luta contra o grupo continuaria.
O anúncio do Iraque ocorre dois dias depois que o exército russo declarou ter realizado sua missão de derrotar IS na vizinha Síria.
O grupo jihadista apreendeu vastas partes da Síria e do Iraque em 2014, quando proclamou um "califado" e impôs seu governo sobre cerca de 10 milhões de pessoas.
Mas sofreu uma série de derrotas nos últimos dois anos, perdendo a segunda cidade de Mosul em Iraque em julho e sua capital de fato de Raqqa no norte da Síria no mês passado.

Alguns traficantes de SI se espalharam para o campo sírio, enquanto outros acreditam ter escapado pela fronteira turca.
Primeiro-ministro Haider al-Abadi, janeiro de 2016
Por Sebastian Usher, editor de assuntos árabes da BBC
Este é inegavelmente um momento orgulhoso para o Sr. Abadi - uma vitória que, uma vez, parecia que só poderia ser retórica e não real.
Mas se a guerra militar direta com IS no Iraque está genuinamente acabada e as forças de elite do país agora podem voltar atrás depois de um conflito que lhes custou muito, isso não significa a batalha contra a ideologia do grupo ou a sua habilidade de organizar uma insurgência está terminada - seja no Iraque, na Síria ou no mundo mais amplo.
Os ataques podem estar em um nível mais baixo do que eram, mas as cidades e cidades iraquianas ainda são vítimas dos terroristas suicidas, enquanto as condições que alimentaram o crescimento do jihadismo permanecem, mesmo no território recapturado.
Linha cinza de apresentação
O Sr. Abadi disse no sábado: "Nossas forças estão no controle total da fronteira iraquiano-síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra Daesh [IS].
"Nosso inimigo queria matar nossa civilização, mas ganhamos nossa unidade e nossa determinação. Nós triunfamos em pouco tempo".
As forças armadas iraquianas emitiram uma declaração dizendo que o Iraque tinha sido "totalmente liberado" do IS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário